• SBP Advocacia

Retomada, 80% dos hotéis de rede reabertos

Atualizado: Set 4


80% das 141.723 unidades habitacionais (UH's) no Brasil estão ativas. Os hotéis estão localizados em 25 Estados, ao longo de 206 municípios no País e constam do relatório "Oferta de Disponibilidade Hoteleira", realizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Levantamento ouviu 875 estabelecimentos integrantes das 64 redes de hotéis entre os dias 24 a 30 de agosto.


Em ranking entre as principais cidades com maior índice de retomada, destaques ficam com Campinas/SP (97,81%), Manaus (93,42%), Porto Alegre (93,26%), Florianópolis (92,37%) e Brasília (88,23%). Curitiba, com 47 hotéis em rede e 5.966 unidades habitacionais, aparece na décima colocação com 74,47% das unidades abertas.


Com apenas 20% das UH's dos hotéis fechadas, chama a atenção os meses previstos para reaberturas dos quartos. Para 51% dos entrevistados, retomada acontecerá já em setembro e, em menor margem, nos meses posteriores. Para 18% no entanto, ainda não existe previsão de volta às atividades.


Regiões

Na análise regional, o Nordeste apresenta 31% de percentual de hotéis fechados. Índices são parecidos nas demais: Sul (17%), Sudeste (19%), Centro-Oeste (16%) e Norte (16%).


FOHB

Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – é uma entidade associativa sem fins lucrativos que reúne algumas das mais importantes redes hoteleiras com atuação no país. Fundado em 2002, hoje conta com 20 redes associadas, tanto nacionais, como internacionais. São 667 hotéis de redes associadas ao FOHB, que juntos totalizam mais de 104 mil unidades habitacionais (UHs).


Estão presentes em 201 municípios nas 5 regiões do Brasil, gerando mais de 130 mil empregos diretos e indiretos. Em 2023, os hotéis das redes associadas ao FOHB serão 757, que totalizarão mais de 130 mil UHs.


Gravidade do Setor

Entre os setores econômicos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus, o turismo e a hospitalidade praticamente zeraram suas atividades durante a pandemia. Previsões da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional apontam uma volta aos índices de 2019 no turismo de lazer nos próximos 18 meses e, no de negócios, apenas daqui a três anos.


Até junho, a ABIH Nacional realizou um levantamento sobre a situação da hotelaria independente em todas as regiões do Brasil. Resultado: a hotelaria nacional independente apontava mais de 95% dos hotéis fechados e com índices de ocupação beirando a 0%.


Presidente da ABIH-PR, Orlando Kubo é empresário e diretor do Guaíra Palace Hotel, situado em Curitiba. Em exclusividade para a SBP Advocacia, Kubo apontou a realidade do setor. “Dos 500 hotéis no Paraná, sendo 100 em Curitiba, temos um total de 70% deles abertos. Parece um bom índice, mas ocupação gira em torno de 10%. Vemos hotéis fechados há mais de 4 meses e alguns seguirão fechados definitivamente”.


“As ações federais de suspensão de contrato de trabalho e redução de salário trouxeram fôlego, mas não vemos uma recuperação em curto prazo. Questões de financiamentos como o Pronampe, grande parte dos empresários não conseguiram a liberação de crédito nos bancos e seguem à espera de apoio. Estamos atendendo a todos os protocolos de segurança nas operações voltadas aos clientes, mas é difícil pensar em retomada quando não há faturamento”, explica.

A ABIH

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis é uma das mais antigas entidades do turismo nacional. Com 80 anos de atuação e seccionais em todos os Estados e no Distrito Federal, conta com mais de 2.500 meios de hospedagens associados por todo país.

(Créditos: Artesania Comunicação Jurídica)

#turismo #retomada #turismodenegócios #hotelaria #fobh #abih #abih-pr #direitoempresarial #advocaciatrabalhista #covid19 #pandemia #hoteis


Continue Informado

Curitiba

Centro Empresarial Adam Smith 
Rua Comendador Araújo, nº 510  - 13º Andar

Centro - Curitiba – PR  |  CEP. 80420-000


(41) 3223-6812

Horário de Funcionamento

08:00h às 18:30h

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
google sbp advocacia.png

Santiago Bega & Petry Advocacia ©2019 / Todos os Direitos Reservados / Desenvolvido por Marcel Bozza