• SBP Advocacia

TST valida ampla aplicação do trabalho intermitente



O TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO reconheceu, em primeira manifestação sobre o tema, a validade da contratação em qualquer atividade de trabalho intermitente, reformando decisão proferida pelo Tribunal do Trabalho de Minas Gerais. Essa decisão confirma o texto da Reforma Trabalhista no sentido de declarar a possibilidade de contratação em relação a quaisquer funções exercidas pelo trabalhadores, refutando a interpretação segundo a qual somente seria viável em face a algumas espécies de atividades, mormente aquelas que não importem em labor rotineiro e contínuo.


O trabalho intermitente não exige continuidade como no contrato de trabalho tradicional. É um contrato formal, requer registro na carteira de trabalho, mas somente há prestação de serviços, com o correspondente pagamento de salários, na medida em que o empregado é convocado pelo empregador a realizar a atividade. O empregado poderá aceitar ou não o chamamento, não configurando insubordinação a hipótese de recusa. Uma vez realizado o trabalho receberá pelo valor ajustado e tempo despendido, adicionadas, proporcionalmente, parcelas reflexas a título de fgts, férias + 1/3 e gratificação natalina.


Envolto o tema em grande polêmica no meio empresário e jurídico, o Tribunal Superior do Trabalho, agora, profere importante decisão no sentido de observância da lei com vistas a assegurar o cumprimento de seu texto estampado no que se acostumou denominar de “Reforma Trabalhista”.

A decisão em voga foi proferida de forma unânime pelos Ministros da 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, e pode ser consultada diretamente nos autos de nº 0010454-06.2018.5.03.0097.


#trabalhointermitente #trabalho #direitodotrabalho #direitotrabalhista #direitoempresarial #direitoempresarialtrabalhista #advocacia #TST #tribunal #tribunalsuperiordotrabalho

Continue Informado

Curitiba

Centro Empresarial Adam Smith 
Rua Comendador Araújo, nº 510  - 13º Andar

Centro - Curitiba – PR  |  CEP. 80420-000


(41) 3223-6812

Horário de Funcionamento

08:00h às 18:30h

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
google sbp advocacia.png

Santiago Bega & Petry Advocacia ©2019 / Todos os Direitos Reservados / Desenvolvido por Marcel Bozza