top of page
  • Foto do escritorSBP Advocacia

O Futuro do Trabalho no Setor Automotivo, ganha workshop da SBP Advocacia

Com 2,8 milhões de unidades vendidas e crescimento de 9,1% para 2019, as projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) demonstram dinamismo e recuperação das vendas. Mas como estão as relações internas do setor automotivo? Da visão do peão de fábrica com o incremento das inovações tecnológicas, das recentes transformações trabalhistas para todos os colaboradores ou mesmo das novas relações de compra com o consumidor sentida nas empresas. Vem daí o Workshop “O Futuro do Trabalho no Setor Automotivo”, iniciativa promovida pela Santiago, Bega & Petry Sociedade de Advogados (SBP), em Curitiba.



“A grande preocupação das estruturas empresariais e não só dos escritórios de advocacia é discutir sobre os caminhos do futuro do trabalho. Com a escolha do segmento automotivo, trouxemos a montadora Volvo, a fornecedora de autopeças Treves do Brasil, e a visão sobre o consumidor já nas concessionárias de veículos, com o Grupo Slaviero”, explica o advogado Carlos Roberto Ribas Santiago, que ao unir toda a cadeia do setor, o propósito do “pensarmos juntos” foi atingido. “Hoje falamos de home office, teletrabalho, terceirização. Trouxemos grandes empresas em um evento que propôs compreender necessidades e com quais tipos de mão de obra o setor irá lidar”.




Inovação

“Percebemos uma série de inovações neste setor, a exemplo da automação. De um lado, ela preocupa a mão de obra e gera incertezas aos colaboradores”. A análise é do advogado Adalberto Caramori Petry, ao reforçar que o escritório colheu do setor automotivo questões e preocupações que afetam diretamente as pessoas. “Esta é uma meta que iremos seguir ao abordar outros segmentos futuros como da Saúde nas empresas, do Comércio e Educação. As inovações tecnológicas e a Indústria 4.0 não afetam apenas o setor das montadores de veículos.”


Insegurança Jurídica

Como o escritório propõe a questão da segurança jurídica aos clientes? Ao falar do tema, o advogado Oderci José Bega afirma que, além do cuidar do contencioso com muita expertise, existe a consolidação sobre as novas formas de trabalho e da prestação de serviços vindas com a Reforma Trabalhista. “A área de consultoria tem assim uma forte demanda, até em razão das empresas que lidam hoje com ações preventivas terão ganhos positivos. A Reforma Trabalhista caminhou no sentido de segurança jurídica em partes. Agora estamos na época dos tribunais e da consolidação”.


Relações na organização

“O que está claro no mundo do trabalho é o avanço tecnológico. A gestão de pessoas mudou muito, e agora precisa lidar e incentivar a inovação a fim de acompanhar a tecnologia que também ganhou mudanças com a Reforma Trabalhista”. A análise da advogada Roberta Abagge Santiago sintetiza barreiras de comportamento. “As pessoas e empresas que tinham posturas tradicionais para lidar com a relações de emprego agora precisam implementar inovações na organização.”

 

crédito: Alessandro Manfredini – Artesania Comunicação Jurídica


bottom of page