top of page
  • Foto do escritorSBP Advocacia

Índice LGPD | 62% das empresas do Paraná precisam se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados

No Paraná, somente 38% das empresas já fizeram ajustes em suas políticas e processos para não sofrerem sanções. Entre as quase 3 mil empresas brasileiras que já realizaram o diagnóstico do Índice LGPD ABES, 61% ainda não estão em conformidade com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados.

O Índice LGPD ABES é uma ferramenta online e gratuita de verificação do nível de adequação da LGPD nas organizações. Desenvolvida pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, em parceria com a EY, dados apontam que 26% das empresas do Paraná já sofreram algum tipo de violação nos últimos 2 anos e 70% lidam com coleta de dados sensíveis.


Análise dos Pilares LGPD nas Empresas do Paraná


Como estão as medidas de implementação referentes aos colaboradores, aos processos adotados e às tecnologias/ferramentas nas empresas paranaenses:

Pessoas 35%

Processos 35,48%

Tecnologia 39,84%


Segundo o presidente da ABES, Rodolfo Fücher, estar em conformidade com a LGPD é um desafio de todas as áreas de uma empresa – Recursos Humanos, Vendas, Marketing, Financeiro, Administrativo, e principalmente o Jurídico e TI –, que precisam assegurar a existência de processos claros e recursos adequados para prevenir uso inadequado dos dados, evitar vazamentos de informações e ataques de hackers.


"Os índices são preocupantes, mas o objetivo da ABES é não apenas alertar, mas principalmente oferecer ferramentas e referências com o propósito de ajudar as empresas em sua adequação diante das exigências da LGPD", comenta.


O índice mostra também que, nacionalmente, 57% do segmento de Tecnologia estão distantes dessa conformidade, sendo 30% das empresas já sofreram incidentes de violação nos últimos 2 anos e 70% desses empreendimentos atuam com coleta de dados.


Índice LGPD ABES

A solução consiste em um questionário sigiloso de autoavaliação para os diferentes pontos exigidos pela lei. Após o preenchimento, a ferramenta oferece um diagnóstico quanto ao grau de adequação da empresa com sugestões contextualizadas ao resultado.


Para utilizar não é preciso e nem possível enviar informações pessoais ou referentes à empresa, como nome, CPF/CNPJ, entre outras. Após o preenchimento do questionário, o relatório em PDF é disponibilizado para download com informações referentes ao nível de adequação e com sugestões para melhoria. Não é possível acessar este documento posteriormente.


Os dados, enviados anonimamente, geram o Índice LGPD ABES sobre o cenário de Compliance das companhias brasileiras em relação à nova lei.


Para acessar o índice e fazer o diagnóstico, clique aqui. A ferramenta é gratuita e está à disposição de todas as empresas, sendo associadas da ABES ou não.


Sobre a ABES

A ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software representa aproximadamente 2 mil empresas que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil.


Distribuídas em 22 Estados e no Distrito Federal, as empresas são responsáveis pela geração de mais de 208 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 63,7 bilhões em 2019.


Sobre a EY

A EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. Presente em mais de 150 países, no Brasil são cinco mil profissionais e escritórios em 12 cidades com atuação ao lado das empresas na transformação digital e nos movimentos de disrupção da Indústria 4.0.


Foto:

Rodolfo Fücher, presidente da ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software.





Notícias SBP Advocacia. Saiba Mais:











 
bottom of page