Se a pandemia acelerou movimentos, o recrutamento digital ganhou força entre as metodologias de trabalho e seleção pelos profissionais de RH. Formar o corpo de colaboradores das empresas a partir de recursos tecnológicos é também adaptar a cultura e elevar o setor de RH como altamente estratégico nas organizações.
Hoje, 42% das empresas realizam entrevistas online e 48% pretendem manter esse formato no pós-pandemia. Os dados são da Weseek, startup da Catho, na pesquisa “O novo cenário do RH diante da crise do Covid-19”.
Ao apontar tendências e mudanças que ocorreram no setor de Recursos Humanos ao longo de 2020, o estudo trouxe que antes da Covid-19, por exemplo, apenas 23% das empresas ouvidas na pesquisa usavam o formato online para entrevistar novos colaboradores.
Do recrutamento 100% digital, método até então utilizado por 7% das empresas participantes do estudo, a prática teve salto para 29% durante a Covid-19 e deve permanecer como prática em 24% no pós-pandemia.
O Novo cenário do RH
Pesquisa com 998 respondentes de RH - profissionais de grandes, médias e pequenas empresas e startups.
Perfis profissionais
1º Analistas
2º Assistentes
3ª Coordenadores
Das práticas de trabalho do RH
Sobre ANTES da pandemia:
51% responderam que NÃO faziam nenhuma das práticas citadas, de forma remota
Entre as práticas já feitas de forma remota, antes da pandemia:
33%das respostas referem-se à entrega de documentação online, seguida de entrevista digital, com 23%
DURANTE a pandemia, estão:
- Entrega de documentação online, com 47%
- Entrevistas online, com 42%
- Treinamentos online, com 41%
27% não adotaram nenhuma dessas práticas nesse período
NO PÓS-pandemia, 78% dos participantes pretendem manter, ao menos 1 das práticas remotas
1º Entrega de documentação online
2º Entrevistas online
3º Treinamentos online
22% não pretendem adotar as práticas remotas mencionadas
(Fonte: Weseek. “O Novo Cenário Do Rh Diante Da Crise Do Covid-19”)
Recrutamento online
Com a crescente evolução das plataformas digitais, o candidato ideal é rapidamente ligado às vagas disponíveis. Como incluir o recrutamento digital na realidade da estratégia de recrutamento e seleção?
Ao manter a produtividade e selecionar pessoas no cenário de distanciamento e prevenção, o recrutamento online é somado a softwares, plataformas especializadas e sites nas já consolidadas áreas de “trabalhe conosco” das empresas.
A triagem mais apurada auxilia o profissional de RH e proporciona vantagens econômicas às empresas que contam ainda com o reforço das redes sociais na divulgação das vagas por meio dos perfis da empresa ou em grupos de profissionais.
As redes sociais propiciam ao profissional de RH o poder da análise completa dos candidatos à vaga de emprego, incluindo referências, depoimentos de colegas e até das afinidades com a cultura corporativa.
O recrutamento digital oferece em resumo um grande aliado, a informação. Dela, o uso para tomar decisões e redução de erros. É possível selecionar candidatos de regiões específicas, áreas de atuação e pretensão salarial, além de acompanhar e priorizar ações.
Cuidados ao recrutador digital
Estabeleça um planejamento estratégico – objetivos e etapas do processo.
Cuide das redes sociais da empresa
Candidatos também filtram informações no momento da busca de oportunidades. Cuide das plataformas da sua empresa.
A Sólides, plataforma de gestão de talentos com People Analytics e Gestão Comportamental para empresas explica. Procure responder às mensagens recebidas e publique conteúdos que demonstrem pontos positivos da rotina dentro do ambiente corporativo. Ainda, preste atenção à linguagem usada, lembre-se que ela deve refletir os valores e a postura da organização.
Leia mais:
Confira e invista nas vantagens do Recrutamento Online para sua empresa
Notícias SBP:
EXCLUSIVO | E-book LGPD E RELAÇÕES DE TRABALHO
SBP Advocacia permanece na lista dos Escritórios e Advogados mais admirados do Brasil
Mercado de Trabalho - Inserção de Profissionais 50+
Comentários