top of page
  • Foto do escritorSBP Advocacia

ESG nas empresas do setor de saúde

Atualizado: 3 de dez. de 2021

58% dos líderes do setor de saúde no mundo preveem aumentar ações de Diversidade e Inclusão, revela pesquisa da PwC.


Foram analisadas 45 prestadoras de serviços de saúde e 32 empresas farmacêuticas e de ciências biológicas no mundo.


62% e 53% das organizações de saúde sem e com fins lucrativos, respectivamente, dizem não terem líderes com foco em ESG.


77% das farmacêuticas têm o pilar Social como foco das ações em ESG.

A pesquisa global “ESG para organizações de saúde”, da PwC, analisou os esforços ESG de 45 prestadoras de serviços de saúde e 32 empresas farmacêuticas e de biociências para avaliar como elas estão incorporando as práticas ESG em sua gestão. Os resultados mostram que as mudanças já estão em andamento.


Segundo a pesquisa, 58% dos líderes do setor de saúde preveem ampliar projetos de diversidade e inclusão nos próximos 12 meses. A iniciativa é bem vista por 62% dos consumidores, que avaliam de maneira positiva empresas que realizam ações sociais voltadas para a saúde.


Entre as farmacêuticas ouvidas pela PwC, 77% afirmaram que o pilar Social é foco das ações de ESG, perante 12% de Meio Ambiente e 11% de Governança. O pilar social também é apontado como principal preocupação por 96% das prestadoras de serviços, enquanto os vetores ambiental e de governança ocupam cerca de 2% cada.


Boa parte das instituições possui iniciativas voltadas à melhoria da diversidade nos seus quadros, por meio de programas de inclusão para seus trabalhadores, oferecendo capacitação e ações de segurança no ambiente de trabalho.


O estudo também comparou as estruturas de organizações de saúde com e sem fins lucrativos com foco nas práticas de ESG. Nas organizações sem fins lucrativos, 62% não têm lideranças voltadas a ESG. Já naquelas com lucro, esse número é de 53%.


Além das questões voltadas à governança, as ações ESG das empresas ouvidas levaram em consideração o compromisso com a diversidade de gênero e raça nos conselhos de administração para os próximos dez anos.



(Pesquisa: PwC https://www.pwc.com.br/pt )


Saiba Mais:

O termo Environmental, Social and Governance (ESG – sigla em inglês) ou Ambiental, Social e Governança (ASG — em português) tornou-se uma forma de definir se as operações das empresas são socialmente responsáveis, sustentáveis e corretamente gerenciadas.


 

SBP Notícias

Liderança empática leva a uma maior satisfação no trabalho, aponta pesquisa


5 Tendências Globais de Capital Humano de 2021


 
bottom of page