Em 2040, 57% da força de trabalho no Brasil será composta por profissionais acima de 45 anos. Se o levantamento da consultoria PwC aponta sobre o futuro do mercado de trabalho, dados do “agora” já nos mostram a importância do olhar estratégico para a inclusão de profissionais 50+ nas empresas.
Em uma ampla pesquisa com mais de 4 mil profissionais, cerca de 90% entre 50 a 71 anos, os impactos da pandemia para a população madura são alarmantes. Ao avaliar a Covid-19, isolamento social e diferentes dimensões da vida, 51% foram atingidos negativamente no trabalho e 53,3% na situação financeira. Apenas 16,2% relataram que a saúde foi afetada.
A pesquisa “Maturis em tempos de Covid-19” é da empresa Maturi, especializada em conectar pessoas maduras e experientes em busca de atividade e ocupação entre si e com empresas.
Dados
52% sexo feminino
48% sexo masculino
89,2% tinham entre 51 e 70 anos e 61% casados ou em união estável.
85% residiam na região Sudeste, 7% no Sul e 8% demais regiões.
Quanto à escolaridade, 89% possuíam ensino superior completo, enquanto que as rendas familiares foram bem diversificadas, por exemplo: 13,3% informaram receber até 2 mil reais e 11,1%, mais de 15 mil.
Quando perguntados sobre sua situação de trabalho, em que mais de uma resposta podia ser marcada: 38,1% designaram-se como empresários/empregadores, 34,7% indicaram estar empregados com carteira assinada ou como funcionário público e 32,5% relataram trabalhar como autônomos/profissionais liberais/prestador de serviço.
Ao avaliar os impactos da pandemia e do isolamento social e diferentes dimensões da vida, um pouco mais da metade dos respondentes assinalou que o impacto da pandemia foi negativo para o trabalho (51%) e para a situação financeira (53,3%), enquanto apenas 16,2% relataram que a saúde foi afetada negativamente.
Saídas e novos hábitos
Entre as estratégias adotadas pelos participantes para lidar com as dificuldades financeiras desde o início da pandemia (questão em que mais de uma resposta era permitida), 60,1% informaram que reduziram gastos ou iriam reduzir a curto prazo; 30,5% disseram que começaram a procurar um novo emprego; 20,1% compartilharam que começaram a investir em uma segunda carreira ou projeto.
Análise
Segundo a empresa, os resultados sinalizaram a necessidade de compreendermos melhor no futuro os públicos específicos, como, por exemplo: os empreendedores, os que querem se recolocar no mercado formal e os desempregados.
“Sabemos das dificuldades do atual cenário, mas não vamos descansar até alcançar a nossa missão de oferecer dignidade aos cidadãos 50+ do Brasil que querem trabalhar, querem se sentir úteis, querem desenvolver atividades que lhes tragam renda, aprendizado, sensação de dever cumprido e sentido de viver”.
Sobre a Maturi
Surgiu em 2015 (ex-MaturiJobs). É uma plataforma pioneira no Brasil que reúne oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking.
Saiba mais:
Comunidade da Maturi no Facebook conta com mais de 23 mil membros - espaço para compartilhar notícias, ideias, sonhos e sugestões.
Alguns trechos do chamado “manisfesto” que a empresa traduz ao público:
“Somos a nova comunidade 50+ mostrando a sua cara. Conectar é o que nos move. Resignificar é o que nos define.
Todos os dias talentos são banidos do mercado de trabalho por conta da idade e, de uma hora para outra, pessoas completamente ativas perdem o seu espaço.
Se esta situação pudesse ser traduzida numa equação matemática, certamente o resultado seria negativo, pois todos perdemos com isso: o mercado deixa de contar com a experiência e a sabedoria dos mais velhos e os profissionais afastados sofrem frustrações, privações e injustiça, sem falar no impacto psicológico, financeiro e as consequências para a saúde dessas pessoas.
Acreditamos em um futuro onde ninguém mais decida por nós quando é hora de parar e onde todos valorizem a riqueza da troca entre as diferentes gerações. E vamos lutar por isso.
A Revolução da Longevidade já começou.”
Leia Mais na SBP Advocacia:
Práticas ESG e Covid-19moldam o mercado de trabalho
Comunicação institucional
72% dos gestores foram orientados a rever sua comunicação com a equipe
Pandemia - Como alinhar a comunicação nas empresas?
Home Office - Quantos estão em trabalho remoto no Brasil?
Crescimento Pessoal - Como agregar valor e se destacar no mercado?
Tags
Comments