• bozza design

Práticas ESG e Covid-19moldam o mercado de trabalho

Quando tratamos de vantagem competitiva às organizações, unimos aspectos sociais e ambientais às estratégias e práticas de governança corporativa. Aqui entram as boas práticas de Environmental, Social and Governance (ESG) termo traduzido como Ambiente, Social e Governança Corporativa.


Cada vez mais relevantes no ambiente corporativo mundial, empresas com valores e focadas em questões ESG viram na Covid-19 uma quebra de paradigmas em modelos de trabalho já consolidados.


No intuito de compreender os próximos desafios do cenário global do trabalho, a KPMG, empresa internacional de auditoria e consultoria de gestão e estratégica, elaborou o estudo “The new employee deal in the technology industry”, que traz um panorama sobre como as empresas de tecnologia estão se adaptando a esse novo ambiente (mais inovador e inteligente).


A pesquisa aponta que as melhores práticas de ESG estão impulsionando as organizações a avaliarem os aspectos de cidadania corporativa, bem como os esforços de inclusão e diversidade a fim de ajustar as relações com os profissionais e demais stakeholders.

Análises e Conclusões:


As empresas de tecnologia devem fornecer uma experiência excepcional aos seus profissionais e, assim, reter os melhores talentos;


Desde o início da pandemia da Covid-19, 68% dos trabalhadores da área de tecnologia dos Estados Unidos encontram dificuldades em conciliar o trabalho e a vida pessoal;


A transformação digital não faz sentido sem uma estratégia de remodelação da força de trabalho.


Compromissos de ESG


Períodos desafiadores impulsionam as pessoas a reavaliarem suas carreiras. Neste ponto, os profissionais anseiam por uma conexão entre seus valores e os da organização, os quais incluem boas práticas de ESG, flexibilidade, priorização da saúde e do bem-estar.


A pesquisa pontua que as empresas que adotarem estratégias e se atentarem às tendências, incluindo, sobretudo tecnologias inovadoras e compromissos ESG, tendem a se posicionar com sucesso no mercado corporativo.

Insigths ao Mercado de Trabalho:


- Criar uma experiência de consumidor ajudará manter os funcionários engajados.


- Flexibilidade, equilíbrio trabalho / vida pessoal, satisfação no emprego. Questões como ESG e saúde mental são prioridades para a força de trabalho de hoje.


- Acomode comportamentos geracionais e motivadores únicos. Transformação de tecnologia sem uma estratégia de força de trabalho é apenas otimização.


- As empresas devem garantir que a sua estratégia comunique como a força de trabalho será requalificada e como as tecnologias podem frequentemente criar novos empregos. A inovação mais brilhante é irrelevante se os funcionários não são qualificados o suficiente para usá-la.


- A necessidade de moldar a força de trabalho tem sido significativamente acelerada desde que a Covid-19 colocou pressão sobre as empresas para se tornarem eficientes e digitalmente avançadas.


- As estratégias para força de trabalho e transformação digital devem avançar juntas.


- Realize uma avaliação e construção estratégica de talentos.


- Reforce as pessoas certas, da maneira certa.


(Fonte: Pesquisa KPMG COVID-19)

Leia Mais na SBP Advocacia:

Suspensão de contrato de trabalho é prorrogada até o fim do ano

https://www.sbp.adv.br/post/suspens%C3%A3o-de-contrato-de-trabalho-%C3%A9-prorrogada-at%C3%A9-o-fim-do-ano

Comunicação institucional

72% dos gestores foram orientados a rever sua comunicação com a equipe

https://www.sbp.adv.br/post/comunica%C3%A7%C3%A3o-institucional

Pandemia - Como alinhar a comunicação nas empresas?

https://www.sbp.adv.br/post/pandemia-como-alinhar-a-comunicacao-nas-empresas

Home Office - Quantos estão em trabalho remoto no Brasil?

https://www.sbp.adv.br/post/home-office-quantos-est%C3%A3o-em-trabalho-remoto-no-brasil

Crescimento Pessoal - Como agregar valor e se destacar no mercado?

https://www.sbp.adv.br/post/crescimento-pessoal-como-agregar-valor-e-se-destacar-no-mercado


Tags:

#pandemia #covid19 #direitotrabalhista #advocaciaempresarial #kpmg #governançacorporativa #indústria #tecnologia #empregador #trabalhador #rh #recursoshumanos #ESG #inovação #mercadocorporativo #mercadodetrabalho

Continue Informado

Curitiba

Centro Empresarial Adam Smith 
Rua Comendador Araújo, nº 510  - 13º Andar

Centro - Curitiba – PR  |  CEP. 80420-000


(41) 3223-6812

Horário de Funcionamento

08:00h às 18:30h

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
google sbp advocacia.png

Santiago Bega & Petry Advocacia ©2019 / Todos os Direitos Reservados / Desenvolvido por Marcel Bozza