Universidade de Oxford e empresa de consultoria global EY realizaram entrevistas em 16 setores da indústria de 23 países.
Mudanças corporativas bem-sucedidas dependem de ações e decisões totalmente racionais, sendo que a emoção pode comprometer o sucesso da empreitada. Certo? Não é bem assim. Priorizar as emoções pode ser a chave para o sucesso da transformação nos negócios.
Pesquisa feita pela EY e Universidade de Oxford aponta que o sucesso ou o fracasso de uma transformação de negócios dentro de uma empresa são baseados em emoções humanas.
A pesquisa, divulgada em julho, foi realizada com 935 líderes de companhias e 1.127 trabalhadores de escalões inferiores, distribuídos em 23 países e 16 setores da indústria.
Os resultados mostram que os líderes que priorizam as emoções da força de trabalho em suas transformações têm 2,6 vezes mais chances de serem bem-sucedidos do que aqueles que não priorizam o lado emocional.
Além disso, mais da metade dos entrevistados (52%) afirmou que suas empresas prestaram todo o apoio emocional em decisões e mudanças complexas nas organizações.
Por outro lado, em situações em que os resultados foram negativos, foi verificado um forte aumento na tensão emocional das pessoas.
A transformação bem-sucedida é fundamental para a prosperidade e o desenvolvimento das organizações.
A pesquisa constata que o impulso pelas mudanças está crescendo nos últimos anos, com 85% dos entrevistados envolvidos em duas ou mais transformações nos últimos cinco anos.
Ao mesmo tempo, o índice negativo para projetos de transformações permanece alto, sendo que 67% dos entrevistados tendo vivenciado pelo menos uma transformação de baixo desempenho nesse ciclo de cinco anos.
A pesquisa conclui que o sucesso da transformação em uma empresa, independentemente do porte, depende de seis fatores. São eles:
Adaptar e nutrir habilidades de liderança:
A força de trabalho classifica a liderança como o principal motor, independentemente do sucesso ou fracasso da transformação.
Criar uma visão inspiradora na qual a força de trabalho possa acreditar:
Quase metade (49%) dos entrevistados que estiveram presentes em uma transformação de alto desempenho afirmou que os objetivos colocados para eles eram claros e convincentes. Para se ter uma ideia, em uma transformação de baixo desempenho, o mesmo índice cai para apenas 27% dos entrevistados.
Construir uma cultura que abrace e empodere a opinião de todos:
Os líderes precisam aproveitar as emoções certas para manter os trabalhadores engajados e motivados, ao mesmo tempo em que fornecem apoio emocional suficiente para prevenir problemas relacionados à ansiedade e estresse no trabalho.
Estabelecer responsabilidades claras:
A corporação deve fornecer a estrutura e a disciplina, bem como a liberdade criativa de explorar e inovar, ao mesmo tempo em que criam autonomia para a organização executar as transformações.
Usar a tecnologia para conduzir a ação visível:
Os líderes devem provar o valor de novas abordagens habilitadas para a tecnologia precocemente e recrutar influenciadores iniciais para trazer a força de trabalho junto.
Encontrar as melhores maneiras de se conectar e cocriar:
É necessário que as corporações criem um espaço seguro onde novas formas de trabalho possam surgir para aumentar a inovação, o engajamento e o trabalho satisfatório.
(Pesquisa: https://www.ey.com/pt_br )
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