top of page
  • Foto do escritorbozza design

Ensino Superior e Pandemia. Estamos prontos?

Ensino híbrido, pandemia e saúde financeira das instituições. Temas no centro das discussões do Ensino Superior em todo o Brasil. A SBP Advocacia ouviu Patricia Melhem Rosas, Pró-Reitora Acadêmica do Centro Universitário Campo Real. Se a tecnologia e novas metodologias colocam à prova a experiência educacional para as organizações, Patricia trata o desafio da Covid-19 como um tempo de maior protagonismo aos alunos. “Isso não necessariamente implica em maiores custos financeiros, mas apenas em melhor aproveitamento dos recursos existentes com criatividade”.

Confira a entrevista.

A Campo Real é a primeira instituição da região de Guarapuava/PR com o status acadêmico de centro universitário. Quais os elementos para a formação dessa conquista?


O histórico de dedicação à educação de Guarapuava e região trouxe os consolidados conceitos positivos de cada um dos cursos perante o Ministério da Educação. A transição para Centro Universitário foi o reconhecimento desse trabalho de excelência e também do compromisso da IES com a sociedade, mantendo atividades sociais e projetos de extensão que caracterizam um centro universitário, bem como a iniciação à pesquisa.

Recursos e ferramentas apropriadas para possibilitar o sistema híbrido dos cursos. Como preparar e adequar a tecnologia à realidade financeira das instituições?


Os professores e colaboradores do Centro Universitário Campo Real já vinham sendo preparados para novos cenários no ensino superior, tanto para a inserção de mais tecnologia em suas práticas, mas principalmente com a adoção de novas metodologias de ensino e aprendizagem, trazendo maior protagonismo do aluno. Isso não necessariamente implica em maiores custos financeiros, mas apenas em melhor aproveitamento dos recursos existentes com criatividade.

Há diversos aplicativos e plataformas, inclusive de incentivo à gameficação das atividades, disponíveis de forma gratuita. Além de pacotes adquiridos pela IES, por exemplo, junto ao Google for Education.

Questões trabalhistas aos colaboradores. Como o ensino superior poderá contornar os desafios atuais?


A saúde financeira da instituição e o clima organizacional foram fundamentais para ultrapassar a fase de desafios sem maiores perdas. Mediante entendimento e transparência com os colaboradores, características já comuns da empresa, foram organizadas escalas de trabalho, respeito a grupos de riscos, entre outros cuidados, que não atingiram os direitos trabalhistas dos colaboradores.

Formação de docentes durante a pandemia. Quais as experiências, aprendizados e reflexões das práticas educacionais entre os professores neste período?


O Programa de Formação Permanente para Docentes já é mantido pela instituição por muitos anos. No período de total suspensão de atividades presenciais foram realizados diversos eventos em que os professores puderam participar de forma remota. Em tais eventos houve a participação de profissionais externos, especialistas em tecnologias e novas metodologias, mas também para oportunidades de trocas de experiências sobre as atividades realizadas nos novos moldes, bem como devolutivas das avaliações realizadas também pelos alunos.




Patricia Melhem Rosas, Pró-Reitora Acadêmica do Centro Universitário Campo Real.

 








Centro Universitário Campo Real

Número de cursos: 18

Número atual de alunos: cerca de 4.000

Histórico

A Campo Real é a primeira instituição da região em conquistar o status acadêmico de centro universitário, consolidando Guarapuava/PR com um polo educacional de excelência.

Campo Real foi o nome dado aos campos de Guarapuava, quando por ordem de D. João VI, lá chegaram os primeiros colonizadores. O imperador foi o responsável pela criação da primeira escola de nível superior no país. Assim, o nome é uma forma de recuperação da História de Guarapuava e do Ensino Superior no Brasil.


A SBP Advocacia parabeniza os 20 anos do Centro Universitário.



 

Leia Mais na SBP Advocacia:


Comunicação institucional

72% dos gestores foram orientados a rever sua comunicação com a equipe

Pandemia - Como alinhar a comunicação nas empresas?

Home Office - Quantos estão em trabalho remoto no Brasil?

Crescimento Pessoal - Como agregar valor e se destacar no mercado?



Tags:

bottom of page