top of page
  • Foto do escritorSBP Advocacia

Sonho de empreender é mais presente entre os negros

Atualizado: 25 de nov. de 2021

Relatório da GEM revelou que mais da metade dos empreendedores pretos e pardos empreendem por necessidade.


A população negra adulta é a que mais sonha em ser “donos do próprio negócio”, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) e considerada a maior sobre empreendedorismo do mundo.


No ano passado, de acordo com o estudo, 62,3% dos adultos pretos e pardos apresentavam esse desejo, uma diferença de 9,6 pontos percentuais se comparado com os adultos brancos (52,7%).


Entre os negros, esse é o segundo maior sonho, perdendo apenas para o de viajar pelo Brasil, que foi citado por 62,8% dos entrevistados. Já entre os brancos, o desejo de ter o próprio negócio ficou em terceiro lugar, perdendo para viajar pelo Brasil (63,4%) e para o exterior (57,6%).

De acordo com a GEM, no grupo dos empreendedores pretos ou pardos, 53,3% dos empreendedores iniciais – aqueles com até 3,5 anos de negócio – empreenderam por necessidade, contra 47% dos empreendedores brancos.


A GEM 2020 detectou que com relação à escolaridade dos empreendedores no Brasil, os pretos ou pardos possuíam uma escolaridade inferior à dos brancos.


Entre os empreendedores iniciais pretos ou pardos, 17% tinham superior completo ou mais. Entre os empreendedores iniciais brancos, 34% possuíam superior completo ou mais.

Já no grupo dos empreendedores estabelecidos, os percentuais com superior completo ou mais eram de respectivamente 14% e 38%.


Motivações para empreender


A motivação para começar um negócio devido à escassez de empregos foi predominante entre os empreendedores brasileiros iniciais, tanto para os brancos (80,6%) como para os pretos ou pardos (83,9%).


O segundo motivo mais citado pelos empreendedores iniciais, independentemente da cor/raça, foi começar um novo negócio para fazer a diferença no mundo. No entanto, entre os pretos ou pardos foi mais expressivo, alcançando 69,7%, contra 58,2% entre os brancos.


Construir uma grande riqueza ou uma renda muito alta foi escolhido como um dos motivos para 62,3% dos pretos ou pardos e por 51,8% dos brancos.


A motivação de continuar o negócio devido a uma tradição familiar obteve o menor percentual, menos de 30% para os dois grupos de raça.


Para saber mais sobre a pesquisa do Sebrae, clique aqui e tenha acesso a um infográfico especial sobre o tema: https://www.agenciasebrae.com.br//asn/Estados/NA/empreendedores-negros-nov-2021.pdf





(fonte:Agência Sebrae de Notícias: https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/ )



 

SBP Notícias


Liderança empática leva a uma maior satisfação no trabalho, aponta pesquisa


5 Tendências Globais de Capital Humano de 2021


Ganho de Peso e Sedentarismo? Trabalhe de Casa com Qualidade de Vida


 

bottom of page