• SBP Advocacia

Ganho de Peso e Sedentarismo? Trabalhe de Casa com Qualidade de Vida

“Consultorias on-line e treinamento com personal em casa são opções aos que têm sua agenda lotada. Para aqueles que possuem um pouco mais de tempo disponível, os estúdios de treinamento individualizado ou em pequenos grupos e as academias também são excelentes alternativas”.


SBP Advocacia ouviu Vinícius Tavares da Rocha, Profissional de Educação Física, sobre a introdução da prática das atividades físicas ao trabalhador em home office.

E aos que alegam falta de tempo, Vinicius propõe a desconstrução dessa ideia com organização e propósito para treinarmos nossos corpos.

Ganho de peso, sedentarismo e problemas na coluna. Existem dicas práticas para tornar o home office sinônimo de qualidade de vida e não o inverso?


A qualidade de vida é definida por vários fatores. A prática regular de exercícios físicos é um fator muito importante e também muito negligenciado.


Voltar atenção à importância de se manter ativo fisicamente é o ponta pé inicial. Evitar atividades sedentárias prolongadas e ininterruptas, realizar caminhadas ou alongamentos durante as pausas do trabalho são pequenos detalhes que fazem grande diferença no acumulado.


Iniciar de fato uma rotina de treinamento físico é o que irá promover as mudanças para uma melhora significativa na qualidade de vida.

O que devemos evitar ao incorporar o home office como rotina? Como disciplinar novos hábitos e não comprometer a saúde?


O sedentarismo é o principal a se evitar. Muitos aderiram ao home office pela primeira vez e podem se deixar levar pelo comodismo.


Do poder sair da cama no exato momento de sentar em frente ao computador ou sair da cadeira para o sofá e lá ficar até que algo os leve a se deslocar para um novo lugar onde se manterão inativos fisicamente.


A inclusão de um novo hábito é difícil e leva tempo para que se torne rotineiro. Entender a importância e o significado de se dedicar a implementá-lo é fundamental.

Falta de tempo costuma ser uma das principais respostas sobre ausência de atividades físicas para quem está em home office. Como "desconstruir" essa ideia?

A falta de tempo sempre foi o principal motivo para não praticar exercícios físicos. Horário de trabalho, deslocamento no trânsito e até os afazeres domésticos entram no pacote de motivos.

O home office pode ser visto como uma oportunidade para que as pessoas organizem seus afazeres, de maneira que parte do tempo antes utilizado para deslocamento de casa para o local de trabalho ou vice-versa, seja agora para a inserção de novos hábitos.


Porém, não adianta conjecturarmos como desconstruir essa ideia se as prioridades não estiverem definidas. Para que a prática regular de exercícios seja priorizada, as pessoas precisam encontrar o sentido para incluí-la em suas vidas, entender o real motivo e as consequências de utilizar um pouco do seu tempo para treinar seus corpos.


Um ponto importante a ressaltar é que o treino não precisa durar uma hora ou mais - existem treinos de trinta, vinte, quinze e até quatro minutos que geram resultados significativos em vários aspectos.


Como planejar, organizar e executar os treinamentos são as partes complicadas. Aqui entra o profissional de Educação Física. Este profissional tem o conhecimento para adaptar o treino ao indivíduo.


Então não importa o local, se existem ou não equipamentos disponíveis. É preciso a dedicação do indivíduo, um pouco de tempo e um profissional capacitado para orientar como proceder.


Consultorias on-line e treinamento com personal em casa são opções aos que têm sua agenda lotada. Para aqueles que possuem um pouco mais de tempo disponível, os estúdios de treinamento individualizado ou em pequenos grupos e as academias também são excelentes alternativas.


Veja o arquivo em PDF:

Ganho de Peso e Sedentarismo
.pdf
Download PDF • 970KB

Fonte:

Vinícius Tavares da Rocha – 9 9988 4442

Profissional da Educação Física – CREF 034316-G/PR

Proprietário da Mente Sã Corpo São – Centro de Qualidade de Vida

41 9 9805 0858

Créditos:

Artesania Comunicação Jurídica (https://www.artesania.adv.br/)

Notícias SBP


Equidade de Gênero - Impactos da pandemia na carreira das mulheres

https://www.sbp.adv.br/post/equidade-de-genero-impactos-da-pandemia-na-carreira-das-mulheres

SBP Advocacia entre os Escritórios Mais Admirados na Região Sul

https://www.sbp.adv.br/post/sbp-advocacia-entre-os-escritorios-mais-admirados-na-regiao-sul

TAGS

#SBPadvocacia #industria #parana #advocaciatrabalhista #trabalho #empregador #empregos #trabalhador #empresario #empresa #RH #recursoshumanos #homeoffice #trabalhoremoto #empregador #exerciciofisico #esporte #lazer #práticaesportiva