top of page
  • Foto do escritorSBP Advocacia

Empreendedores 65+Maiores geradores de empregos no Brasil

Somam cerca de 1,8 milhão de pessoas, representam 7,3% do total de empreendedores e são os que mais empregam no Brasil. Donos de negócios com 65 anos ou mais já ocupam 20% da proporção de empregadores, como aponta a Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE.



Na comparação de faixas etárias, empregadores 65+ são os que mais possuem funcionários entre os negócios de pequeno porte, sendo 71%, com 1 a 5 empregados; 11%, com 6 a 10 empregados; 10% com 11 a 50 empregados e 8% com 51 ou mais empregados.


É na região Sudeste que 50% desses empreendedores comandam suas empresas, sendo que São Paulo (29%) e MG (10%) são os estados como maiores concentrações.


Além do grupo de empresários que mais empregam, são também os mais faturam. Para 10% desta faixa, ganhos superam mais de cinco salários-mínimos, acima de R$ 5.225,00.


Conhecimento do mundo digital e acesso às tecnologias estão entre os principais desafios atuais, somados ao baixo nível de escolaridade. Dos pontos fortes, a busca por carreira e ascensão profissional agora é substituída por escolha em realmente fazer o que gosta e maturidade frente aos obstáculos. Veja mais características desse perfil:


Perfil do empreendedor 65+

Homens (73%)

Brancos (59%)

Chefes de família (73%)

Tem único trabalho (98,8%)

Perfil com maior número de empregados (entre os empregadores, 29% têm 6 ou mais funcionários).


Setores de atuação

36% em Serviços

23% na Agropecuária

19% no Comércio

14% na Indústria

8% na Construção

Os empreendedores com 65 anos ou mais são os que estão há mais tempo na atividade atual (92% há mais de 2 anos).


Escolaridade

Em termos de escolaridade, o empreendedor da 3ª idade é o que tem menos instrução quando comparado aos demais grupos. Em sua maioria, eles possuem nível fundamental (48%).


Renda

São os que apresentaram o maior rendimento, com 10% com ganhos de mais de cinco salários-mínimos, ou seja, acima de R$ 5.225,00.


(créditos: Artesania Comunicação Jurídica em estudo do Sebrae)


Notícias SBP Advocacia:

Mercado de Trabalho - Inserção de Profissionais 50+


Crescimento Pessoal - Como agregar valor e se destacar no mercado?


Comunicação institucional: 72% dos gestores foram orientados a rever sua comunicação com a equipe



 

Tags

bottom of page