• SBP Advocacia

Compliance Ergonômico - Do conceito à prática para os direitos do trabalhador

Quando pensamos na vitalidade das corporações, o conceito do Compliance Ergonômico surge da necessidade das empresas alinharem a ética das relações de trabalho com as demandas exigidas pelos empregados no cumprimento das normas de saúde, higiene e segurança. Além disso, percebe-se grande importância desse assunto devido ao impacto positivo sobre a imagem da empresa e suas consequências.

Termo explicado, quais processos devem ser observados para que os direitos do trabalhador e do empregador sejam resguardados?


Mesmo antes do advento da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Compliance Ergonômico deve ser observado, tendo em vista sua real abrangência que abarca, inclusive, os direitos nas relações de trabalho.


Nesse sentido, entendo o Compliance Ergonômico como sendo a transparência necessária tanto de empregadores quanto do trabalhador em relação à interface de trabalho, o que engloba não apenas as questões mobiliárias, mas, indo muito além, o ambiente como um todo: a saúde, a segurança, os aspectos cognitivos, as conexões interpessoais, a consciência do necessário desempenho, a confiança, enfim, uma visão global da interação entre o ser humano e o seu trabalho.


Tendo esse contexto em vista, o profissional de Recursos Humanos pode auxiliar na disseminação de tais valores a toda a empresa, utilizando suas expertises quanto ao perfil de cada trabalhador no intuito de estabelecer uma comunicação efetiva com todos.

Sob a ótica da compreensão do "quando", "o que", "onde" e, principalmente, o "por quê", o RH poderá desenvolver o "como" alcançar toda a empresa no desenvolvimento dessas saudáveis relações de trabalho.



Edu Trevisan (foto)

Coordenador do Grupo de Estudos - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde - QSMS -da ABRH-PR










O olhar da liderança nas organizações


Sem dúvida um dos maiores desafios trazidos pela pandemia foi a gestão remota dos times. Isto demanda não só infraestrutura de hardware, software, local adequado de trabalho e rede de dados, mas também metodologia e processos integrados de governança, bem como cultura de trabalho por objetivos e não penas tarefas.


Além disto, um novo olhar na liderança para a condução dos times que não estão mais debaixo de uma supervisão próxima e visual.


Contudo, o legado da pandemia neste sentido será duradouro e frutífero, acelerando uma evolução que tinha dia para acontecer em futuro próximo que se converteu no agora.



Adeildo Nascimento (foto)

Diretor da ABRH Digital da ABRH-PR












Créditos: Artesania Comunicação Jurídica

#recursoshumanos #direitoempresarial #abrhbrasil #abrh #advocaciatrabalhista #direitotrabalhista #empresafamiliar #empreendedores #colaboradores #pandemia #mercadodetrabalho #gestãodepessoas #liderança #organizações #gestorderh #direitodotrabalho #culturaorganizacional #trabalhador #rh #abrhpr #compliance #ergonomianotrabalho

Continue Informado

Curitiba

R. Comendador Araújo, 802 - Batel, Curitiba - Paraná - Brasil, 80420-000
(41) 3223-6812

Horário de Funcionamento

08:00h às 18:30h

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
google sbp advocacia.png

Santiago Bega & Petry Advocacia ©2019 / Todos os Direitos Reservados / Desenvolvido por Marcel Bozza