top of page
  • Foto do escritorSBP Advocacia

Gestor. Quais os alertas aos comportamentos da equipe?

Procrastinação, irritabilidade, dificuldade de ter foco nas tarefas do trabalho, aparência constante de cansaço, queda no desempenho, diminuição do asseio pessoal, entre outros, podem ser uma maneira da pessoa comunicar que algo não está bem e que não necessariamente esteja relacionado com o home office.


O gestor conhecendo o seu colaborador e percebendo que tal comportamento não é usual e tem se apresentado com frequência, pode ser o indicativo de orientação de busca por auxílio profissional.

Quais os sinais mais latentes que o home office está comprometendo a saúde mental do colaborador? Como o Gestor pode estar atento aos aspectos comportamentais da equipe?

Os sinais podem mudar de pessoa pra pessoa, assim como também não existe um sinal específico atribuído ao home office.

É interessante prestar atenção, por exemplo, na ansiedade que impede de fazer as coisas, vontade de não sair mais da cama, pouca paciência, comportamentos de compulsão alimentar, aumento do consumo de álcool e outras drogas, dificuldade para dormir, ou qualquer outro que a pessoa possa atribuir que tenha surgido e/ou aumentado durante o período em que exerce a modalidade home office e que traga algum tipo de sofrimento.


É muito válida a ideia de buscar auxílio de um profissional psicólogo para que juntos possam entender o que este comportamento possa estar indicando e caso necessário, iniciar o processo psicoterapêutico.


Em relação ao gestor estar atento aos aspectos comportamentais da equipe, é imprescindível que o gestor conheça o seu colaborador e/ou equipe.


Aspectos já citados como procrastinação, irritabilidade, dificuldade de ter foco nas tarefas do trabalho, aparência constante de cansaço, queda no desempenho, diminuição do asseio pessoal, entre outros, podem ser uma maneira da pessoa comunicar que algo não está bem e que não necessariamente esteja relacionado com o home office.

O gestor conhecendo o seu colaborador e percebendo que tal comportamento não é usual e tem se apresentado com frequência, talvez seja um indicador de olhar com mais atenção ao que pode estar acontecendo, até mesmo orientando a buscar auxílio profissional.


Um colaborador com saúde física e mental em equilíbrio dinâmico pode apresentar um desempenho mais eficaz em relação às suas competências profissionais.

Quando se fala em saúde mental, cada pessoa é um universo. Existem pessoas que se encontraram totalmente no ambiente home office e que pretendem, se possível, não voltar para o ambiente presencial; outras estão em sofrimento profundo.


O importante é a pessoa se conhecer, saber quais estratégias e recursos, de fato, valem e funcionam para ela. Podem existir pessoas que se identificaram 100% com o escrito aqui, assim como aquelas que se identificaram em partes e outras que tudo isso não fez o menor sentido.


Diante de uma realidade tão nova e desafiadora como o contexto da pandemia da Covid-19, isolamento social e home office, é comum levar um tempo pra que sejam descobertos recursos pra lidar com o desconhecido. Porém, caso tais recursos não sejam encontrados e isso traga sofrimento, o auxílio profissional é recomendado.


Veja o Arquivo em PDF:

Gestor Quais os alertas aos comportamentos da equipe
.pdf
Download PDF • 2.11MB



Fonte:

Luiz Otavio Lemos da Silva Lourencetto – 41 9 9581 5041

Psicólogo – CRP 08/25924

Proprietário da Mente Sã Corpo São – Centro de Qualidade de Vida

41 9 9805 0858


Créditos:

Artesania Comunicação Jurídica (https://www.artesania.adv.br/)


Notícias SBP


Equidade de Gênero - Impactos da pandemia na carreira das mulheres


SBP Advocacia entre os Escritórios Mais Admirados na Região Sul


 

TAGS

bottom of page