• SBP Advocacia

O que é do Trabalho e o que é do Lar?

“Criar um limite, um espaço dentro de casa que gere um ambiente tanto de trabalho para desempenhar suas funções laborais, quanto de um lar pra poder descansar, e olhar para si como pessoa”. Desta forma, Luiz Otavio Lemos da Silva Lourencetto, Psicólogo, provoca o trabalhador com estresse, comprometimento no sono e ansiedade na tentativa de identificar possíveis indicadores das causas de tais situações.

Ao estabelecer demandas distintas para cada ambiente é possível construir no dia a dia uma forma de viver em equilíbrio com o home office. Veja a entrevista:

Estresse, comprometimento no sono e ansiedade. Pequenas ações podem reverter tais impactos para quem segue trabalhando em casa?


Estes são aspectos que podem surgir mesmo numa rotina de trabalho na modalidade presencial, mas caso tais situações tenham sido identificadas devido ao home office, seria interessante se questionar:

“O que tem de diferente no trabalho em home office em relação ao presencial que possa estar me causando isso?” na tentativa de identificar possíveis indicadores das causas de tais situações.

Em todo caso, a separação do “do que é do trabalho” e o “do que é do lar” é importante que seja realizada, pois cada ambiente possui demandas distintas.


É interessante que alguns pontos sejam considerados e questionamentos sejam feitos, tais como:


Tenho horário pra começar e terminar de trabalhar?

Tenho um local específico da casa pra trabalhar?

Uso as roupas pra trabalhar como usaria se estivesse em ambiente de escritório ou uso as roupas que costumo usar em casa?

Meu celular é corporativo e pessoal ao mesmo tempo ou tenho dispositivos distintos?

Meu e-mail profissional está vinculado ao celular pessoal?

Tenho um rito de passagem pra simbolizar tanto o início, quanto o final da jornada de trabalho?

Tenho um período de almoço?

Tenho pausa para o café?

Fora do horário de trabalho, tenho momentos de lazer?

Olho e avalio minha aparência pessoal?

Cuido da minha autoestima?

Tenho mantido outros tipos de relacionamento além do profissional?


Questionamentos como estes proporcionam a possibilidade de que a pessoa olhe para o que está acontecendo ao redor dela possibilitando criar um limite, um espaço dentro de casa que gere um ambiente tanto de trabalho para desempenhar suas funções laborais quanto de um lar pra poder descansar, e para que também possa olhar para si como pessoa.

Isolamento social e home office trouxeram um novo público aos consultórios. O que alegam e quais os passos iniciais para soluções?

O isolamento social e o home office trouxeram novas maneiras de se relacionar seja com o trabalho, seja com o outro. Trouxeram também novos tipos de sofrimentos e novos tipos de prazeres.


Tem sido recorrente em consultório queixas tais como: Sentimento de invasão do lar pelo trabalho, perda de privacidade, perda de espaço físico da casa pelo fato de precisar montar um escritório, falta de foco no trabalho, procrastinação na realização de tarefas domésticas ou trabalhistas.


Não ter tempo de descanso, como se o trabalho tivesse invadido a casa e causando demanda 24 horas por dia, dificuldade para dormir, autocobrança em relação aos resultados, falta de troca de experiências com outras pessoas devido ao fato de que o trabalho muitas vezes não tem uma jornada com horas definidas.


Em casa surgem outras demandas em conjunto com o trabalho, como por exemplo, atenção aos filhos, ao cônjuge, limpeza do ambiente.

Não que isso já não estivesse presente antes da modalidade home office, mas a realização destas tarefas em coexistência com home office tem trazido dificuldades de adaptações e as coisas têm se misturado.


Dos “passos iniciais para soluções”, não existem como receita pronta, pois cada pessoa, família, trabalho, etc. demandam uma configuração única na vida de cada um.


De uma forma geral, é importante conhecer quais são as necessidades quanto indivíduo, quanto parte responsável por uma família ou não, as necessidades quanto profissional, as necessidades da casa; e de acordo com a realidade singular de cada um, construir no dia a dia uma forma de viver em equilíbrio com o home office.


Quando a pessoa encontra-se com a dificuldade de adaptar-se, quando isso a impede de viver, quando traz sofrimento seja físico e/ou psíquico é importante que busque um profissional psicólogo para que ambos, paciente e profissional, encontrem novas maneiras de se reinventar e como se adaptar na realidade em questão.


Veja o arquivo em PDF:

O que é do Trabalho e o que é do Lar
.pdf
Download PDF • 1.22MB

Fonte:

Luiz Otavio Lemos da Silva Lourencetto – 41 9 9581 5041

Psicólogo – CRP 08/25924

Proprietário da Mente Sã Corpo São – Centro de Qualidade de Vida

41 9 9805 0858

Créditos:

Artesania Comunicação Jurídica (https://www.artesania.adv.br/)

Notícias SBP

Indústria responde por 40% dos empregos criados no Paraná

https://www.sbp.adv.br/post/industria-parana


SBP Advocacia entre os Escritórios Mais Admirados na Região Sul

https://www.sbp.adv.br/post/sbp-advocacia-entre-os-escritorios-mais-admirados-na-regiao-sul



TAGS

#SBPadvocacia #industria #parana #advocaciatrabalhista #trabalho #empregador #empregos #trabalhador #empresario #empresa #RH #recursoshumanos #homeoffice #trabalhoremoto #empregador