top of page
  • Foto do escritorSBP Advocacia

Negócios liderados por mulheres surgem mais por necessidade

Atualizado: 26 de nov. de 2021

Relatório da GEM, elaborado pelo Sebrae em parceria com o IBPQ, mostra que as empreendedoras atuam mais nos segmentos de alimentação, beleza e vestuário.

Quando o assunto é empreendedorismo, as mulheres ainda atuam em um universo de atividades mais restrito que os homens.


De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020, produzido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) e considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, mais da metade das empreendedoras iniciais, aquelas com empreendimento de no máximo 3,5 anos, ou seja, quase 60%, atuam em apenas seis atividades.


Já entre os homens, o número das principais atividades sobe para 14, mais do que o dobro.

Entre as seis atividades mais escolhidas pelas mulheres ainda estão as de confecção de peças de vestuário, exceto roupas íntimas (7,3%) e a de comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (4,7%).


Ambas aparecem apenas nos grupos das empreendedoras. Os homens apresentam uma forte atuação em atividades ligadas à construção civil, como construção de edifícios (4,6%), obras de acabamento (2,8%), serviços especializados para a construção (2,7%), atividades paisagísticas (2,5%) e instalações elétricas (1,9%), além das atividades relacionadas ao transporte e manutenção de veículos.


Empreendedorismo por necessidade


Além das mulheres terem um universo menor de atividades em que atuam predominantemente, elas também são as que mais empreendem por necessidade.


De acordo com o relatório da GEM, quase 55% delas tiveram que ir para o caminho do empreendedorismo por não encontrar outro meio para ter uma renda.


Entre os homens, o empreendedorismo por necessidade aparece em 46% dos casos.


(fonte:Agência Sebrae de Notícias: https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/ )


 

SBP Notícias

Liderança empática leva a uma maior satisfação no trabalho, aponta pesquisa


5 Tendências Globais de Capital Humano de 2021


Ganho de Peso e Sedentarismo? Trabalhe de Casa com Qualidade de Vida



 
bottom of page