top of page
  • Foto do escritorSBP Advocacia

Trabalho | Indústria retoma liderança na criação de vagas no Paraná

Setor foi responsável por 48% do total de novos postos de trabalho abertos em março, sendo o setor de alimentos o que mais contratou

A indústria foi o segmento da economia que mais abriu vagas em março no Paraná. O saldo (contratações menos as demissões) ficou em 5.572 novos empregos. O setor responde por 48% do total de contratações no período.


Somando o resultado de todas as atividades, o estado criou 11.507 postos de trabalho no mês. O comércio ficou em segundo lugar, com 2.068 novas admissões, seguido por construção civil (1.884), agropecuário (1.319) e serviços (664). As informações são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).


O desempenho da indústria em março impressiona, no comparativo com o mesmo mês de 2020. Foi 27 vezes maior. Isso porque no ano passado várias atividades foram totalmente paralisadas por conta do início da pandemia no Paraná.


Já em relação a fevereiro passado, houve queda de 41% nas contratações. No mês anterior a indústria havia empregado 9.471 pessoas. Mesmo diante de números positivos, o Paraná foi só o sexto estado no ranking nacional de empregos em março. Ficou atrás dos vizinhos do sul. Santa Catarina contratou 20,7 mil trabalhadores e, Rio Grande do Sul, 17,7 mil. No Brasil foram abertas mais 184 mil novas vagas em março.


Para o economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Evânio Felippe, este ano, mesmo diante de um cenário de piora nos números da Covid-19 no estado, a atividade industrial foi considerada essencial. “As empresas estão operando com algumas restrições. Mas, seguindo os protocolos de segurança sanitária, podem manter suas linhas de produção operantes, garantindo esse desempenho bem acima do registrado no ano passado”, justifica o economista.

Dos 24 setores da indústria avaliados, 20 registraram saldo positivo de empregos em março. Alimentos ficou em primeiro, abrindo 1.385 vagas.


Confecções e artigos do vestuário ficou em segundo, com 527 pessoas contratadas, seguido de máquinas e equipamentos (490), fabricação de produtos de metal (477), madeira (471) e móveis (335).


Acumulado

No resultado acumulado neste primeiro trimestre de 2021, o saldo da indústria é positivo em 24.327 novas contratações. Crescimento de 87% em relação a igual período do ano passado. O Paraná acumula saldo positivo de 78,5 mil novas contratações no período, somando todas as atividades. Um crescimento expressivo de 137% em relação ao primeiro trimestre de 2020.


“Os dados de hoje apontam para um comportamento positivo no mercado de trabalho na indústria em relação a 2020, confirmando a tendência de crescimento que se intensificou a partir do meio do ano passado até agora”, justifica Felippe. Mas ele alerta sobre alguns pontos de atenção que devem ser observados para que essa trajetória de recuperação se mantenha.


“Em relação a fevereiro, a taxa percentual de criação de vagas desacelerou, o que já é um reflexo da segunda onda da Covid-19, que afetou o estado. Outro ponto é que os dados de março ainda não captaram o impacto do lockdown decretado no estado a partir da segunda quinzena do mês, quando várias atividades foram paralisadas. É preciso continuar acompanhando os números nos próximos meses para avaliar como será o comportamento da atividade produtiva no Paraná daqui em diante”, conclui.


(com informações da FIEP)


 

Notícias SBP Advocacia

MP's 1045 e 1046/2021 - Saiba Mais


Roberta Santiago é a nova presidente da AATPR


RH. Trabalho Remoto. Vacinas. O que os CEOs pensam sobre a Covid-19?


Recuperação continuará na agenda das empresas


SBP Advocacia firma parceria para implementação da LGPD nas empresas




 

TAGS


bottom of page