72% relatam que a cultura ajuda a impulsionar iniciativas de mudança bem-sucedidas
69% das organizações que se adaptaram na pandemia dizem que a cultura oferece vantagem competitiva
41% sentem que foi mais difícil manter o senso de comunidade durante a pandemia
77% da gerência sênior se sente conectada ao propósito da empresa;
Demais profissionais: Apenas 54%
A PwC ouviu 3.200 lideranças e profissionais em todo o mundo na Pesquisa Global de Cultura Organizacional 2021. Culturas fortes geram melhores resultados de negócios. Na verdade, a maioria (69%) das lideranças atribui grande parte de seu sucesso durante a pandemia à cultura.
Em um ano que exigiu grandes mudanças para as empresas em todo o mundo, mais de dois terços dos entrevistados disseram que a cultura de sua organização ajuda a impulsionar iniciativas de mudança.
Da mesma forma, quase 70% dos que afirmam que suas organizações foram capazes de se adaptar no último ano relatam que a cultura tem sido fonte de vantagem competitiva.
A maioria (67%) dos entrevistados diz que a cultura é mais importante do que a estratégia ou as operações. Eles também concordam que as prioridades no campo da cultura devem incluir recrutamento e retenção, digitalização, saúde e segurança e colaboração. Mas nem todos estão de acordo com a cultura vigente.
A pesquisa aponta uma lacuna cada vez maior entre o que as lideranças dizem sobre cultura (especialmente diversidade, equidade e inclusão – DEI) e o que as pessoas da organização vivenciam.
É possível acabar com essa lacuna. Como o ano passado mostrou, uma transformação rápida pode ser alcançada se o foco estiver direcionado para alguns comportamentos fundamentais.
No futuro, à medida que as lideranças se comprometerem com uma longa lista de imperativos de negócios, a cultura organizacional poderá se tornar a diferença entre prosperar e sobreviver.
Nove principais facilitadores da cultura
Entre as conclusões apontadas pela PwC, se você deseja usar a cultura como vantagem competitiva, comece avaliando como ela ajuda ou prejudica sua capacidade de gerar resultados de negócios.
Depois, identifique quais características e comportamentos precisam evoluir mais para apoiar melhor seus objetivos estratégicos de negócios. Em seguida, comece a gerenciar a cultura de forma proativa, o que provavelmente envolverá a criação de novos recursos para garantir que você utilize todos os facilitadores de cultura relevantes – formais e informais – para a sua organização.
(Fonte em inglês: Global Culture Survey 2021
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