• SBP Advocacia

Segurança Cibernética pode acelerar a Transformação Digital nas Empresas?

  • Caso houvesse um aumento da percepção da segurança cibernética, as empresas apontaram que aumentariam os investimentos em customer marketing (62%), automação dos processos operacionais (59%) e trabalho remoto (58%);

  • Mais da metade (56%) dos entrevistados acredita que investimentos em Cyber podem alavancar os negócios;

  • 41% dos participantes já sofreram ataques cibernéticos; entre essas organizações, a maioria (89%) realizou investimentos na área.

A aceleração da transformação digital das empresas depende de uma estrutura de segurança cibernética robusta, que permita às organizações explorar novas estratégias e tecnologias para alavancarem seus negócios.

Essa é uma das principais conclusões da pesquisa “Estratégias para um futuro cibernético”, realizada pela Deloitte.


Mais da metade (56%) dos participantes do levantamento acredita que investimentos nessa área e em privacidade de dados são fundamentais ao crescimento das empresas.


De acordo com a pesquisa, pouco mais da metade (53%) das organizações que sofreram ataques cibernéticos adotaram tanto novas tecnologias quanto promoveram a revisão de sua governança cibernética.


Após sofrerem os ataques, 98% das organizações adotaram mudanças na segurança, realizaram investimentos em tecnologias ou reavaliaram a continuidade de projetos de inovação.


As principais mudanças adotadas na área após sofrerem ataques cibernéticos foram: atualização da infraestrutura de TI (58%), criação de programa de conscientização (49%), maiores investimentos em segurança cibernética (47%), maior monitoramento dos incidentes (47%) e revisões de configurações de ambientes em cloud (33%).

Investimentos em segurança cibernética e privacidade de dados

A conscientização das organizações sobre os impactos de uma ameaça sobre a confiança do consumidor, a reputação e imagem e continuidade dos negócios é crítica para que as organizações adotem, de forma estratégica e proativa, práticas adequadas de segurança cibernética.


Das 56% das empresas que acreditam que os investimentos na área podem alavancar os negócios, a maioria (84%) já investe em segurança. Já 56% acreditam que o investimento em privacidade de dados pode contribuir com ganhos em seus negócios, especialmente em termos de segurança e confiança perante os clientes.


No contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no ano passado, a governança e a administração de acessos pelos profissionais aos dados pessoais e sensíveis relacionados ao negócio são as práticas mais adotadas pelas empresas respondentes (61%).


Contudo, outras iniciativas importantes, como capacitação de pessoas (44%), gestão de riscos e de governança da segurança da informação (39%), gestão de vulnerabilidades (38%) e monitoramento de redes (36%) são implementadas por menos da metade dos participantes.


Metodologia do estudo

A pesquisa “Estratégias para um futuro cibernético”, realizada pela Deloitte, contou com a participação de 122 empresas, das quais 27% faturaram mais de R$ 1 bilhão em 2020.

Entre os respondentes, 94% ocupam cargos executivos (presidência, diretoria ou gerência) em suas organizações.


As empresas participantes atuam nos setores de TI e telecomunicações (27%), serviços (22%), infraestrutura e construção (16%), bens de consumo (14%), serviços financeiros (8%), agronegócio, alimentos e bebidas (7%) e comércio (6%). As respostas foram coletadas entre fevereiro e março de 2021.


(Fonte: Deloitte Brasil: https://www2.deloitte.com/br/pt.html )

SBP Notícias

Ganho de Peso e Sedentarismo? Trabalhe de Casa com Qualidade de Vida

https://www.sbp.adv.br/post/ganho-de-peso-e-sedentarismo-trabalhe-de-casa-com-qualidade-de-vida


Gestor. Quais os alertas aos comportamentos da equipe?

https://www.sbp.adv.br/post/gestor-quais-os-alertas-aos-comportamentos-da-equipe


O que é do Trabalho e o que é do Lar?

https://www.sbp.adv.br/post/o-que-e-do-trabalho-e-o-que-e-do-lar


Saúde e bem-estar mental. Quais os impactos do “ambiente casa”?

https://www.sbp.adv.br/post/saude-e-bem-estar-mental-quais-os-impactos-do-ambiente-casa


Trabalho Remoto alcançou 11% dos Trabalhadores em 2020

https://www.sbp.adv.br/post/trabalho-remoto-trabalhadores-em-2020

#SBPadvocacia #trabalhoremoto #recursoshumanos #gestores #trabalhador #empresario #advocaciatrabalhista #advocaciaempresarial #lgpd #protecaodedados #gestores #segurancacibernetica #ataquesdigitais #negocios #dadospessoais #dados #empresas